Nova espécie de cogumelo descoberta na Mata do Bussaco

Nova espécie de cogumelo descoberta na Mata do Bussaco






Após longos meses de estudo, foi publicada no passado dia 30 de dezembro, numa revista científica da Universidade de Montenegro, a classificação de uma nova espécie de cogumelo, encontrada na Mata Nacional do Bussaco.
A descoberta só agora foi oficializada, com a publicação das conclusões da investigação na revista “Mycologia Montenegrina”, apesar de ter ocorrido em novembro de 2015, durante uma saída de campo na Mata do Bussaco, integrada nas Jornadas Micológicas da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânica.
A nova espécie do género “Cystolepiota”, que veio a ser classificada como “Cystolepiota oliveirae”, foi dedicada à jovem micóloga amadora, natural do Luso, Sofia Oliveira, que, como profunda conhecedora da Mata, orientou um dos grupos de investigadores.
Um dos autores do estudo, Manuel Paraíso, diz que se trata “de um pequeno cogumelo, descoberto sobre um tronco morto, na zona do Vale dos Fetos, que, em termos macroscópicos, apresenta um chapéu entre 5 a 8 milímetros de diâmetro, totalmente coberto de pequenas escamas cónicas brancas ou creme que conferem uma cor ligeiramente acastanhada ao chapéu”.
O cientista acrescenta que “é um cogumelo com lâminas, bastante estreitas, fortemente espaçadas e bastante livres em relação ao pé. Apresenta um pé central, cilíndrico, com uma base ligeiramente mais alargada e provido de um véu branco pulverulento”.
Como é um género de cogumelo bastante presente em Queensland, na Austrália, presume-se que a nova espécie agora descrita possa ter sido introduzida, através de outras plantas originárias daquele continente, com forte presença na Mata Nacional do Bussaco.
Recorde-se que, em 2013, investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro identificaram mais de 100 espécies diferentes de cogumelos naquela floresta, durante um estudo de seis meses, realizado no âmbito do Projeto Bright.
In: http://www.jornaldamealhada.com/noticias/show.aspx?idioma=pt&idcont=7392&title=nova-especie-de-cogumelo-descoberta-na-mata-do-bussaco

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trucos para buscar Gurumelos

Cogumelos bioluminescentes em vários locais do Japão

Rota das castanhas: onde provar as melhores?