Aguiar da Beira: Centro investiga uso da castanha na culinária
Aguiar da Beira: Centro investiga uso da castanha na culinária
Este estudo sobre o uso da castanha na culinária é o quarto a ser realizado pelo CIVCC AB. Em 2015, foi avaliado o sistema da produção da castanha no concelho, através da realização de inquéritos a 130 produtores. No ano seguinte foi feita uma caracterização da variedade de martaínha e, em 2017, foi feito um levantamento do setor dos ovinos e caprinos, através de inquéritos a 100 criadores locais. Todos os resultados já foram tornados públicos.
Para além destes estudos, o Centro de Interpretação, nestes três anos de trabalho, efetuou 52 visitas técnicas aos produtores para esclarecimento e orientação sobre problemas fitossanitários, instalação e manutenção dos soutos e realizou 15 dias abertos dedicados a diversas temáticas. Estes dias abertos acontecem em Fontearcadinha num souto de um hectare, que foi criado com ajuda de fundos comunitários, e que serve como campo de demonstração para partilha de conhecimentos e informação técnica.
A valência ajudou ainda à preparação e apresentação de 15 candidaturas de produtores, entre 2016 e 2018, ao PDR2020, das quais sete já foram aprovadas, encontrando-se as restantes ainda em análise. “As sete candidaturas aprovadas para o concelho representam um aumento da área de plantação de soutos superior a 11 hectares, a que poderão acrescer 14 novos hectares, caso as candidaturas pendentes sejam aprovadas”, revela o município.
In: https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/aguiar-da-beira-centro-investiga-uso-da-castanha-na-culinaria/
Comentários
Enviar um comentário