Mau Tempo: Agricultores de Vila Real queixam-se de estragos nos castanheiros

Mau Tempo: Agricultores de Vila Real queixam-se de estragos nos castanheiros

Agricultores do vale da Campeã, Vila Real, queixaram-se hoje de prejuízos nos castanheiros, que são uma importante fonte de rendimento e que partiram devido ao peso do gelo, temendo não ter tempo para voltar a limpar os terrenos.
Na terça-feira à tarde, o frio transformou a água da chuva em gelo e a primeira consequência sentida nas aldeias deste vale, entre as serras do Marão e do Alvão, foi a falha na eletricidade, que foi restabelecida na quinta-feira à noite na maioria das casas destas aldeias.
Agora, aos poucos, os produtores vão vendo e contabilizando os estragos provocados principalmente nos castanheiros, que são uma importante fonte de rendimentos neste território. As árvores ficaram com muitos ramos e galhos partidos.
O presidente da Associação dos Agricultores do Concelho de Vila Real, Jorge Maio, disse à agência Lusa que os castanheiros foram das árvores mais afetadas e que, por isso, se teme uma repercussão na produção de castanha deste ano, embora ressalve que ainda é cedo para fazer estimativas.
Segundo salientou, a produção de castanha movimenta cerca de um milhão de euros no vale de Campeã.
Na aldeia de Mascoselo, Alcina Pereira, fala num "cenário chocante" e "difícil de ver" depois do peso do gelo destruir os castanheiros.
A produtora disse que a intempérie afetou cerca de uma centena dos seus castanheiros e salientou que a produção de castanha é a sua principal fonte de rendimento.
Jorge Maio chamou ainda a atenção para a questão da limpeza obrigatória dos terrenos, no âmbito da prevenção contra os incêndios, e referiu que muitos proprietários já tinham efetuado os trabalhos na envolvente de casas e armazéns.
O responsável, que é também presidente da junta de Campeã, descreveu que, por causa do gelo, muitas árvores partiram e os galhos e ramos ficaram espalhados pelos terrenos o que, na sua opinião, vai complicar esta tarefa.
Por isso, deixou um apelo a "alguma tolerância" por parte das autoridades depois do dia 15 de março.

In: https://www.dn.pt/lusa/interior/mau-tempo-agricultores-de-vila-real-queixam-se-de-estragos-nos-castanheiros-9157252.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rota das castanhas: onde provar as melhores?

Cogumelos bioluminescentes em vários locais do Japão

Projeto permite apadrinhar e acompanhar uma árvore a partir de qualquer local