É por isto que tem de comer o fruto mais tradicional do outono
É por isto que tem de comer o fruto mais tradicional do outono
Existe ainda um fruto que merece a sua atenção redobrada. Falamos de um produto que é praticamente sinónimo de dias mais frios e cuja versatilidade é infindável. A castanha. Além de poder ser cozinhada de inúmeras maneiras, os seus benefícios para a saúde são também diversos e, talvez, mais do que aqueles que poderia pensar antes de ler este artigo.
Castanha: Todo o sabor e pouca gordura
Cozidas com erva-doce, assadas no forno com sal, em doces, em bolos, em compotas, fritas ou em puré para acompanhar a carne… São muitas as maneiras de que pode desfrutar deste fruto que está enraizado na cultura portuguesa. O cheiro a castanha assada no meio da rua parece chamar o natal e é difícil resistir a este encanto de tradição lusa.Na verdade nem precisa, porque a castanha tem inúmeros benefícios para a saúde e o seu consumo é incentivado pelo Programa de Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS). De outubro a dezembro, os meses em que este fruto prospera, pode consumi-lo de mil e uma maneiras diferentes, sem se preocupar demasiado com a dieta.
Segundo a DGS, a castanha é “constituída maioritariamente por hidratos de carbono, especialmente polissacarídeos”, que “permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de ácidos gordos de cadeia curta”. A pouca gordura que a castanha contém é ainda uma gordura boa e não contém colesterol.
No entanto, apesar de estimular a produção de bactérias probióticas, este fruto, como todos os outros, deve ser parte de uma alimentação variada e equilibrada. Para o intestino, concretamente, as castanhas podem ser um alimento causador de mal-estar, devido ao seu processo de fermentação, podendo causar algum desconforto intestinal, especialmente se forem comidas cruas. A chave, uma vez mais é não cair em exageros (sim, nós sabemos que não é fácil) e comer uma quantidade limitada de não mais de 15 castanhas por dia. Note que 10 castanhas assadas, o que equivale a aproximadamente 84 g, têm apenas 2 g de gordura.
Um cocktail de benefícios
Além de não terem colesterol e de terem menos gordura do que a maioria dos frutos secos, as castanhas são ainda ricas numa série de vitaminas como a vitamina C, vitamina B6 e o ácido fólico.-
Combatem o envelhecimento
-
Cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre e selénio
-
São ricas em fibra
-
Boa fonte de energia
-
Mantém o cérebro saudável
-
Protegem o coração
In: https://www.womenshealth.pt/nutricao/tem-comer-fruto-tradicional-outono/?fbclid=IwAR3SjpNZken6d1t4DY8loGEuUz5UJGA4YndrwTfxXzplRYPKUTSpSTqwWM8
Comentários
Enviar um comentário